sexta-feira, 30 de maio de 2008

INSCRIÇÕES PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UFC



O Prof. Claudivan Feitosa de Lacerda, coordenador do Programa de Pós graduação em Engenharia Agrícola da UFC (mestrado e doutorado), informa que estão abertas as inscrições para o Mestrado em Engenharia Agrícola

Serão disponibilizadas até 10 vagas para o MESTRADO, as quais serão distribuídas entre as duas áreas de concentração do programa, conforme escrito abaixo:

Distribuição das vagas de mestrado:
Área de concentração em irrigação e drenagem: Até 6 (seis)
Área de concentração em manejo e conservação de bacias hidrográficas no semi-árido: até 4 (quatro)

As inscrições serão realizadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, no Centro de Ciências Agrárias da UFC, bloco 804, no período de 02 a 18 de JUNHO de 2008, das 8 h às 11 h e das 14 h às 17 h.

O edital na integra deverá estar disponível em breve em http://www.dena.ufc.br/cmid/

quinta-feira, 29 de maio de 2008

PROJETO DE LEI 6381/2005 - POLÍTICA NACIONAL DE IRRIGAÇÃO. UM ASSUNTO IMPORTANTE!


O Projeto de Lei N° 6.381, de 2005, originário do Senado federal, dispõe sobre a Política Nacional de Irrigação. Esta Lei institui a Política Nacional de Irrigação, a ser executada em todo o território nacional. Em nossa concepção, ela poderá ser um grande passo para uma agricultura irrigada mais sustentável e uma luz para um uso racional da água na agricultura em nosso país.

Em 17 de maio de 2006, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, com emendas, o Projeto de Lei nº 6.381, de 2005.

A Comissão de Minas e Energia, em reunião realizada em 15 de março de 2007, aprovou o Projeto de Lei nº 6.381, de 2005, com substitutivo.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em reunião realizada em 28 de novembro de 2007, aprovou com substitutivo o Projeto de Lei nº 6.381, de 2005.

No prazo regimental não foram apresentadas emendas ao Projeto nesta Comissão.

Ontem, dia 28 de maio, o relator da Comissão de Finanças e Tributação, Deputado Carlos Melles votou pela não implicação do Projeto de Lei Nº 6.381, de 2005, em diminuição da receita ou aumento da despesa da União, bem como das emendas adotadas pela Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e dos substitutivos aprovados pelas Comissões de Minas e Energia e a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Ele, considerando tratar o Projeto de Lei Nº 6.381, de 2005, de normas essenciais para o estabelecimento de uma política nacional de irrigação, e não ser fundamental para esse fim o Art. 11 do Substitutivo adotado pela Comissão Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, apresentou Emenda de Relator suprimindo o citado artigo, adequando dessa forma o projeto às normas orçamentárias. Veja o que diz o artigo 11:

“Art. 11. As regiões brasileiras com mais baixos indicadores de desenvolvimento social e econômico, bem como os considerados prioritários do ponto de vista de estratégia de desenvolvimento regional, deverão receber incentivos fiscais para a implantação de projetos públicos e privados de irrigação.”

Faça seu comentário sobre o parecer e sobre esta Lei!

Você pode acompanhar o andamento deste Projeto de Lei na câmara dos deputados. Conheça o projeto e saiba como receber notícias de tramitações em: PL 6.381/2005

quarta-feira, 28 de maio de 2008

QUER TRABALHAR COM PESQUISA NA EUROPA?


Se você deseja ser pesquisador na europa como empregado, doutorando ou pós doutorando, a comissão européia possui um portal específico para anúncios de bolsas e trabalhos com pesquisa e inovação em todas as áreas da ciência. Acesse o site: http://ec.europa.eu/eracareers/index_en.cfm

Estas e outras informações serão mais contantes aqui neste blog se você quiser!

Vote em nossa enquete e decida!

PRORROGADO PRAZO DE INSCRIÇÕES COM DESCONTOS PARA O WINOTEC


SMS service na irrigação. Essa será a palestra do Dr. John Hornbuckle - CSIRO (AUS)

O Prazo para inscrições com desconto foi prorrogado. Acesse o site do II WINOTEC.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

NOVA ENQUETE


Na última enquete ficamos felizes em saber que o profissional ligado a agricultura irrigada está acreditando que será mais valorizado nos próximos 10 anos. Estamos com vocês!

Abrimos a nova enquete com a seguinte pergunta:

Qual assunto você deseja que seja uma coluna semanal aqui neste espaço:

Empregos no Brasil em agricultura irrigada;

Pesquisas desenvolvidas na agricultura irrigada;

Cursos e eventos em agricultura irrigada;

Histórico de pesquisadores sobre agricultura irrigada;

Instituições de destaque na agricultura irrigada;

Bolsas de pesquisas no Brasil e no exterior em agricultura irrigada

Vote ao lado e pode escolher mais de uma opção. A mais votada procuraremos semanalmente neste blog fazer uma divulgação de qualidade sobre o assunto.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA DO II WINOTEC


Imagens do I WINOTEC em Sobral

Acaba de sair a atualização da programação do II WINOTEC com as últimas alterações realizadas. Acessem AQUI

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Dicas de Sites


American Meteorological Society

Na American Meteorological Society podem ser encontrados artigos relacionados a área meteorológica, sendo alguns muito difíceis de serem encotrados por terem sido publicados nas décadas de 50, 60, 70 e 80.

http://ams.allenpress.com/perlserv/?request=index-html


O NWISRL (Northwest Irrigation and Soils Reseach Laboratory) the mission of the Laboratory is to develop environmentally compatible and economically sustainable new and improved integrated water, soil, nutrient and crop management practices for irrigated agriculture in the United States.

O laboratório foi criado em 1963 e foi pela primeira vez chamado "Snake River Conservation Research Center" e mais tarde "Soil and Water Management Unit". Ter o nome de "Northwest Irrigation and Soils Research Laboratory", em 1995, para refletir melhor a sua missão na área servida. A pesquisa feita sobre as terras irrigadas próximo Kimberly, ID, aplica-se ao longo de todo o oeste dos Estados Unidos e de muitas zonas áridas irrigadas do mundo.

Este é um repositório de todas as publicações originários do NWISRL, incluindo artigos em revistas acadêmicas e revistas comerciais, conferências e apresentações de simpósios, e até mesmo alguns patentes.

http://www.nwisrl.ars.usda.gov/

Espero que todos que acessem esses sites possam fazer bom proveito do todo conteúdo disponibilizado.

terça-feira, 20 de maio de 2008

20 DE MAIO - DIA MUNDIAL DA METROLOGIA






"Os abaixo assignados, afim de cooperarem efficazmente a bem da realização da idéa em questão, determinarão mediante a approvação dos seus respectivos governos, formar uma associação internacional, composta de membros escolhidos de todos os paizes civilisados, os quaes se comprometerão em seus paizes, por meio de commissões ahi creadas, a promover a adopção de um systema uniforme e decimal de pesos e medidas."

Com suas assinaturas neste termo de compromisso, os três membros da comissão enviada pelo Imperador Pedro II à Exposição Universal de Paris, de 1855, anteciparam, em 20 anos, a adesão do Brasil à Convenção do Metro que ocorreria em 20 de maio de 1875. Integravam a comissão o poeta Antonio Gonçalves Dias, o professor da Academia da Marinha, Giacomo Raja Gabaglia e o professor da Escola Politécnica Guilherme Capanema.

A convenção é o segundo mais antigo tratado intergovernamental, tendo preparado o terreno para o que é hoje um sucesso de 133 anos de realizações no estabelecimento de uma infra-estrutura global de medição exata e rastreável.

A Metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia.

Nesse sentido a Metrologia Científica e Industrial é uma ferramenta fundamental no crescimento e inovação tecnológica, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial em todo e qualquer país.

Já a Metrologia Legal é parte da metrologia relacionada às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição, que são desenvolvidas por organismos competentes. Tem como objetivo principal proteger o consumidor tratando das unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias.

Com a supervisão do Governo, o controle metrológico estabelece adequada transparência e confiança com base em ensaios imparciais. A exatidão dos instrumentos de medição garante a credibilidade nos campos econômico, saúde, segurança e meio ambiente.

No Brasil as atividades da Metrologia Legal são uma atribuição do INMETRO, que também colabora para a uniformidade da sua aplicação no mundo, pela sua ativa participação no Mercosul e na OIML - Organização Internacional de Metrologia Legal.

Nós que também fazemos o LEEI, primeiro laboratório acreditado pelo INMETRO a realizar ensaios em equipamentos de irrigação no Brasil, não poderíamos deixar de comemorar esse dia. Veja os dados da Acreditação do LEEI AQUI

segunda-feira, 19 de maio de 2008

NOVAS DICAS DE SITES


Postamos aqui mais alguns sites interessantes para visitação:


http://www2.alterra.wur.nl/UK/

Alterra é um instituto de pesquisa voltado para área ambiental. Oferece uma combinação de práticas e de investigação científica em uma multiplicidade de áreas relacionadas com o verde e a utilização sustentável do nosso meio ambiente. Fauna e flora, solo, água, o ambiente, sensoriamento remoto, paisagem e outros assuntos relacionados aos aspectos do nosso ambiente. Possui muitas referências bibliográficas para download e deve ser visitado por pesquisadores preocupados com o meio ambiente. Alterra faz parte da Universidade Wageningen.



http://www.icwt.net/aboutus.htm

O International Center for Water Technology (ICWT) é uma parceria público-privada dedicada ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias avançadas para melhorar a utilização da água no meio urbano, ambiental, e para fins agrícolas. A Califórnia State University, Fresno, juntamente com um consórcio de membros do setor privado se uniram para formar ICWT. Através de desenvolvimento tecnológico e inovação, o objetivo é fornecer utilização eficiente da água para todo o mundo. ICWT possui uma ampla gama de serviços profissionais, incluindo os planos de negócios, desenvolvimento pessoal, investigação e desenvolvimento, comercialização e exportação. Está focado principalmente na área de reuso de água e possui parceiras com vários outros Institutos. Muito interessante para dar uma conferida.


http://www.fao.org/nr/index_en.htm

O Departamento de recursos naturais e meio ambiente da FAO tem bons materiais para download e eu recomendaria o Irrigation Management Transfer Worldwide efforts and results - FAO Water Reports 32. Mas possui excelentes outros materiais e deve ser navegado pelo profissional de agricultura irirgada.


http://cordis.europa.eu/mc-opportunities/index.cfm?fuseaction=dataForm.doSearch

Se você quer trabalhar na Europa com pesquisas e ensino, este é um site importante para vagas, principalmente de pesquisadores.


Gostaríamos de sugestões de novos sites para enriquecer este espaço e contribuir com a divulgação da ciência.

NOVA ENQUETE!


Queremos saber se você acha que está se aproximando a sua valorização como profissional e perguntamos:




Você acredita que o profissional voltado para a agricultura irrigada (empresa, ensino, pesquisa e extensão) será mais valorizado nos próximos 10 anos?

Está é a pergunta que estamos fazendo na nova enquete para ver como estão os ânimos de nossos leitores quanto ao seu futuro profissional!

Para votar, acesse na enquete ao lado!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O QUE HÁ DE NOVO NA IRRIGAÇÃO? MANEJO COM INFORMAÇÕES VIA TELEFONE CELULAR!




Nas imagens: Dr. John Hornbuckle e sua pesquisa na Austrália

O Manejo da irrigação é um aspecto importante para maximizar os rendimentos e melhorar e a eficiência da água, mas muitos irrigantes ainda não realizam uma metodologia confiável. Isto se deve a uma série de razões relacionadas ao custo, a facilidade na utilização de equipamentos, bem como aos aspectos sociais. No último censo realizado na Austrália, apenas 20% dos irrigantes haviam utilizado de alguma forma medidas de determinação da umidade do solo como dispositivo de monitoramento da irrigação e a maioria ainda não confiam em medidas quantitativas.

O Dr. John Hornbuckle, um dos palestrantes do II WINOTEC pretende apresentar uma pesquisa onde se leva em consideração que o manejo da irrigação utilizando a evapotranspiração de referência (a partir de estações meteorológicas), com coeficiente de cultura e que tem existido ao longo dos últimos 30 anos é cientificamente correto, mas tem sido difícil de aplicar na prática. Embora a estação meteorológica para as determinações da evapotranspiração de referência (ET0) são práticas e de fácil acesso na maioria das regiões irrigadas, o difícil tem sido transmitir a informação ao agricultor, bem como definir localmente o coeficiente das culturas (Kc). Geralmente os coeficientes são afetados pela gestão (irrigação, fertilizantes etc), tipo de solo e de diferenças de variedade e, muitas vezes, mostram variação mesmo dentro das culturas na mesma região causados por esses fatores. Isso se tem revelado uma grande limitação para a aplicação de um manejo prático da irrigação.

Os recentes avanços em sensoriamento remoto vêm tendo uma ampla contribuição para se determinar índices que facilitem o manejo da irrigação. Esses índices, especialmente o Normalised Difference Vegetation Index (NDVI) têm o potencial de ser utilizado para prestar informações de Kc a um local específico. É um método prático e que pode ser utilizado para se ganhar em escala.

Esta derivação do processo de determinação de Kc será descrito na apresentação do Dr. Hornbuckle, juntamente com uma descrição de um serviço de mensagens curtas (SMS) usados para fornecer essa informação através de uma simples mensagem de texto para o celular do irrigante todos os dias. Os resultados dos testes de campo deste sistema de manejo da irrigação com dados de determinação da ETc utilizando imagens via satélite e divulgação das informações por meio de SMS comercial em um plantio de Uva no Sudeste da Austrália serão apresentados no II Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação & o I Simpósio Brasileiro sobre o Uso Múltiplo da Água - II WINOTEC que será realizado no periodo de 10 a 13 Junho de 2008 no Oásis Atlântico Hotel & Resorts, em Fortaleza-CE.

Não deixem de conferir! Quem sabe poderemos aplicar esta metodologia no Brasil e assim contribuir para o uso racional da água na agricultura!

Atualização em 17/05/2008 às 07:00h. Fomos informados através do irriga-l que o IAC também realiza pesquisas com coleta de dados via telefonia celular. Seria muito interessante a presença do IAC no evento para um possível intercâmbio tencnológico. Atualizaremos em breve com maiores informações.

INSCRIÇÕES PARA O WORKSHOP SOBRE TDR



Não percam as inscrições para este II Workshop, pois são apenas 100 vagas. Vejam o E-mail abaixo do Dr. Claudinei Souza.

Prezados,

Nós temos a satisfação que comunicá-los que iniciou o período de inscrição para a participação no segundo WORKSHOP DE APLICAÇÕES DE TÉCNICAS ELETROMAGNÉTICAS PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL, que será realizado no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Taubaté durante os dias 26 e 27 de agosto de 2008.

Este Workshop contará com a presença de pesquisadores com experiência do uso de técnicas eletromagnéticas (TDR e FDR), o que pode ser verificado na programação.

A comissão organizadora observa que não será cobrada nenhuma taxa de inscrição e, estamos capacitados a receber um número de 100 participantes.

Inscrições e programação em:

http://www.unitau.br/scripts/workshop_ambiental/index.htm

Muito Obrigado,
Claudinei Fonseca Souza - Comissão organizadora

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Palestrantes internacionais confirmados para o II WINOTEC


Imagem da sessão pôster durante o I WINOTEC realizado em Sobral-CE


Acabamos de confirmar os palestrantes internacionais para o II WINOTEC. São eles:

1) Dr. Richard Allen – University of Idaho - USA
Título: Hydrology of irrigated river basins and impacts of irrigation efficiency
Informações sobre este palestrante: Dr. Allen

2) Dr. Luciano Mateos - Instituto de Agricultura Sostenible – IAS/CSIC - Espanha
Título: "Modernization of irrigation systems: concepts and technologies"
Para ver mais informações sobre este palestrante acesse Dr. Mateos

3) Dr. José Maria Tarjuelo - Universidad de Castilla-La Mancha - Espanha
Título: Irrigation Efficiency in Sprikler System

Dr. Tarjuelo é Dr. Ingeniero Agrónomo, Catedrático da Área de Ingeniería Agroforestal na E.T.S.I.Agrónomos de Albacete, director do Centro Regional de Estudios del Agua (CREA) de la Universidad de Castilla-La Mancha.

Tem experiência profissional de mais de vinte anos dedicados a docência e pesquisa em irrigação, especialmente buscando a melhoria do uso da agua na agricultura e nos aspectos mais ligados a engenharia de irrigação.

É autor de livros e monografias especializadas, dentre eles destacamos um que é muito conhecido no Brasil “El riego por aspersión y su tecnología”. Possui mais de cem trabalhos científicos publicados (J. of Irrigation and Drainage Engineering, Agricultural Water Management, Irrigartion Science, Transaction of ASAE, Ingeniería del Agua, Producción y Protección Vegetal INIA, ITEA, Riegos y Drenajes XXI, etc.) e orientou várias teses de doutorado. Realizou diversos cursos e conferencias de nível nacional e internacional e participa de diversos Grupos de Trabalho (W.G.) para a elaboração de Normas CEN (Comité Européen de Normalisation) sobre material de irrigação.

É membro de diversas associações nacionais e internacionais relacionadas com a irrigação e drenagem
• ASABE (Society for Engineering in Agricultural, Food, and Biological Systems)
• CIGR (International Commission of Agricultural Engineering)
• EurAgEng (European Society of Agricultural Engineers)
• ICID (International Commission on Irrigation an Drainage)
• AERYD (Asociación Española de Riegos y Drenajes)
• IIE (Instituto de Ingeniería de España)
• COIA (Colegio Oficial de Ingenieros Agrónomos)


4) Dr John Hornbuckle - CSIRO Land and Water Research Station - Australia
Título: Improving irrigation efficiency through remote sensing and mobile phone SMS delivery of irrigation scheduling information in South Eastern Australia

Dr. Hornbuckle possui a seguinte formação:
• BEngEnv. (Hons. 1), John Burton IE Medal, University of New England, Australia
• PhD, University of New England, Australia
• Graduate Diploma in Mathematics and Statistics, Murdoch University, Australia

John é um pesquisador na área de irrigação e drenagem em ambientes semi-áridos e tem uma boa experiência em áreas que vão desde grandes projetos à campos experimentais, buscando em suas pesquisas maximizar a produtividade de água e reduzir a degradação ambiental associada com sistemas de irrigação.

Ele atualmente trabalha com pesquisa e desenvolvimento tecnológico envolvendo o estado da arte de projetos de irrigação e ferramentas de programação e remote sensed indices (NDVI, RVI etc) para o manejo da irrigação. É atualmente o coordenador do projeto Grape and Wine Research and Development Corporation (GWRDC) no CSIRO e também está desenvolvendo técnicas de programação de irrigação de baixo custo fornecendo informações sobre grandes áreas usando o telefone móvel por satélite e tecnologia SMS e utlizando sensoriamento remoto. Uma pesquisa recente deste trabalho pode ser encontrada em www.irrigateway.net

Outras linhas de pesquisa do Dr. Hornbuckle
• Determining water balances and water use requirements of irrigated land uses for system redesign and reconfiguration purposes
• Using remote sensed indices (NDVI, RVI etc) from ground, airborne and satellite platforms for determining crop coefficients and site specific irrigation water requirements
• Minimising the impacts of irrigation drainage on river system hydro ecology
• Use of irrigation informatics for improving water use efficiency
• Modelling irrigation and drainage phenomena with numerical and analytical techniques from point to regional scales
• Use of salinity management options (Serial Biological Concentration, Evaporation Basins) in irrigation areas and environmental trade offs associated with their use
• Surface and subsurface irrigation hydraulics and fluxes of water and solutes in the near root zone including their spatial measurement and modelling

5) Dr. Tony Morse – Idaho Department Water Resource - USA
Título: Using Evapotranspiration Data at the Idaho Department of Water Resources, U.S.A

Tony Morse possui BS em Remote Sensing -University of Massachusetts e MS em Earth Resources from Colorado State University.

Antes de ir para o IDWR como Senior Remote Sensing Analyst in 1983, ele trabalhou na NASA/Ames Research Center, no Environmental Research Institute of Michigan e no Bendix Aerospace Systems. Mr. Morse começou sua carreira como analista de fotografia aérea para a Força Aérea dos Estados Unidos.

Ele realiza pesquisas juntamente com o Dr. Richard Allen aplicando o METRIC em áreas irrigadas com financiamento da NASA em Idaho-USA. Será muito interessante ver seu trabalho, pois a tecnologia que ele utiliza poderá ser muito útil para o Nordeste brasileiro. Mais detalhes sobre o seu projeto pode ser visto em: www.idwr.idaho.gov/gisdata/et.htm


Juntamente com mais 17 palestrantes nacionais de igual competência, contribuirão para que o evento tenha um excelente nível científico em Fortaleza, nos dias 10, 11, 12 e 13 de junho. Mais informações sobre o II WINOTEC você pode acessar em www.winotec.centec.org.br

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Recomendada a Manutenção da Acreditação do LEEI/CENTEC pelo INMETRO




Conjunto de coletores para o ensaio de precipitação de aspersor no LEEI

O Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação – LEEI, pertencente ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC foi acreditado pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO em 29 de maio de 2007, com o Código CRL 0256 para realizar ensaios em equipamentos de irrigação nos escopos: aspersor, microaspersor e gotejador. Atualmente é o único no país com Acreditação do INMETRO para realizar este tipo de serviço.

Todo laboratório que é acreditado por aquele órgão, passa por uma nova avaliação geralmente seis meses após a Acreditação concedida. Então, em dezembro do mesmo ano o LEEI foi submetido a uma reavaliação por uma equipe enviada pelo INMETRO a Sobral.

Recebemos, nesta semana que passou, da Cgcre - Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, o parecer dos avaliadores com a recomendação da manutenção da acreditação. Está de parabéns a equipe técnica do LEEI que fez um excelente trabalho para preencher todos os requisitos de técnica e de qualidade solicitados.

Agora a meta do LEEI é ampliar os escopos, bem como a sua equipe técnica com a incorporação deste laboratório de referência ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET-CE que estará se realizando neste semestre.

Para saber mais sobre Acreditação clique AQUI e mais detalhes sobre o LEEI você pode acessar em www.centec.org.br/leei

sábado, 10 de maio de 2008

Feliz Dia das Mães


A AMANCO nos enviou esta homenagem às mães e achamos muito apropriada para expor aqui no blog e também comemorar o dia das mães de um forma voltada para a irrigação.

Assim que aparecerem outras interessantes a equipe de articuladores deste espaço postará.

Desejamos a todas as mães do mundo, muita paz e um merecido e feliz dia!

Resultado final de nossa enquete e abertura de uma nova


Para abrir um espaço de votação em nosso blog decidimos definir em qual evento os leitores estão pensando em participar mais ativamente neste ano e escolhemos quatro como os principais: CONBEA, CONIRD, WINOTEC e Workshop sobre TDR.

O resultado pode ser visto no gráfico acima e é claro que reflete apenas a opinião de nosso leitores, pois sabemos que o CONBEA, com a sua tradição de 36 eventos realizados terá o maior público, mas a enquête foi importante pra confirmar que o WINOTEC será movimenado, bem como os demais, pois todos tiveram sua representação.

Para continuar nosso espaço de votação abrimos a seguinte enquete:

Recentemente o relator para o Direito à Alimentação da ONU solicitou a proibição total da produção de biocombustíveis, pois o definiu como o culpado pela atual crise mundial dos alimentos. Para você quais as soluções para esta crise?

Você pode votar no espaço ao lado até o dia 18 de maio ao meio dia quando se encerrará a votação.

Participe e dê a sua opinião.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Treinamento técnico em equipamentos e projetos para irrigação em paisagismo



A POG representações e a Rain Bird solicitam a divulgação deste curso que será realizado em Fortaleza-CE nos dias 27 e 28 de maio. Cliquem no cartaz para uma melhor leitura. Maiores informações (85) 32786735 ou pelo e-mail andre@ceirriga.com.br.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Automação em pivô central para o correto manejo da irrigação


Foto da área da pesquisa realizada pela ARS-USDA


Essa é uma das linhas que vem trabalhando o Dr. Robert G. Evans Supervisor de Pesquisas da Agricultural Systems Research Unit (ASRU) do NPARL-ARS-USDA em Montana-USA. Ele é também é um dos autores do recente livro lançado da ASABE já divulgado AQUI.

Hoje, em contato com o Dr. Evans, ele nos falou que ficou muito interessado em participar do WINOTEC no próximo ano e já deu até os tópicos de sua palestra. Será muito bom se pudermos trazê-lo ao Brasil em 2009 e ouvir um relato de seus trabalhos.

Mais detalhes sobre esse trabalho do Dr. Evans com pivô central e outras pesquisas acessem: http://www.ars.usda.gov/Research/docs.htm?docid=10535.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Conheça mais um palestrante do II WINOTEC

Palestrante: Dr. Luciano Mateos

Luciano Mateos Iñiguez é Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Córdoba – UCO (1985) e Doutor pela mesma Universidade (1988) com estágio de 1986 a 1988 no CSIRO Division of Plant Industry, Austrália. Fez pós-doutorado de 1988-1989 no CSIRO-Division of Water Resources, Austrália e de Março de 98 a Outubro de 98 na Universidade da Califórnia, Davis e posteriormente de Outubro de 98 a Outubro de 99 no Water Conservation Laboratory USDA-ARS, Phoenix, Arizona, USA.

Outros períodos de investigação científica foram realizados na Utah State University, Logan Utah - USA, no Institut de la Recherche Agronomique, Camerún e no USDA National Sedimentation Laboratory. Oxford, Mississipi. USA.

Participou de trabalhos na Jamaica, Mauritânia, Bari-Itália, além dos seguintes trabalhos para a FAO de 1999 a 2001:
1. Desenvolvimento do SIMIS (Scheme Irrigation Management Information System);
2. Desenvolvimento do “Guidelines and tools for irrigation system management” e
3. Introduction of computer software packages for the effective operation and maintenance of irrigation systems em Bishkek (Kirguizistán).

Desde 1 de Julho de 1992 é Científico Titular do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Instituto de Agricultura Sostenible, Córdoba.

Possui atividades docentes na UCO-Córdoba, CITA-Ilhas Canárias, CIHEAM-Mediterranean Agronomic Institute, Bari, Italia e outras instituições

Suas linhas de pesquisa são: Gestão de áreas irrigadas, manejo da irrigação, modelagem, conservação do solo, movimento de solutos, fertirrigação e irrigação por sulcos

Orientou diversos alunos de doutorado e coordena vários projetos com recurso da União Européia, do CSIC e de outras fontes de financiamentos. Atualmente atua mais ativamente em projetos na Mauritânia e no entorno do mediterrâneo, além de trabalhos conjuntos com a FAO.

Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de congressos diversos e acreditamos que será uma grata satisfação assistir a palestra do Dr. Mateos no II WINOTEC

terça-feira, 6 de maio de 2008

Prazo para envio de trabalhos prorrogados também no CONIRD


A Comissão Oragnizadora do CONIRD informa por e-mail:

"Comunicamos que o prazo para envio de trabalhos para o
XVIII CONIRD foi prorrogado até o dia 23/05 "

Acesse o site do CONIRD

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Palestrantes do WINOTEC















Foto do I WINOTEC (da esq para a direita: Prof. Rubens Coelho (ESALQ/USP), Prof. Tangerino Hernadez (UNESP) e Dr. Pedro Garcia (ABNT))

Por sugestão de e-mails enviados e visando uma melhor atualização das informações sobre palestras do II WINOTEC, postamos aqui os palestrantes confirmados e alguns nomes de estrangeiros que ainda estão em fase de confirmação.

DIA 11 DE JUNHO

Impactos ambientais da irrigação no Brasil
Salassier Bernardo (UENF)

Modelagem computacional aplicada à dinâmica da água e solutos no solo
Jarbas Honório de Miranda (ESALQ/USP)

Manejo da irrigação no Brasil
Fernando Braz Tangerino Hernandez (UNESP)

Modelagem na agricultura irrigada
Durval Dourado Neto (ESALQ/USP)


Mesa Redonda: Sustentabilidade da irrigação
Debatedores: Francisco de Souza (UFC), Viabilização da irrigação no semi-árido
José Francismar de Medeiros (UFERSA), Otimização das áreas irrigadas no semi-árido
João Carlos Ferreira Borges Júnior (UFRPE), Estratégia de produção em agricultura irrigada


DIA 12 DE JUNHO

Gerenciamento dos empreendimentos de irrigação nos perímetros públicos
Raimundo Deusdará Filho (CODEVASF)

Palestrante: Disponibilidade dos recursos hídricos para irrigação no semi-árido
Hypérides Pereira de Macêdo (IBI Engenharia)

Modernization and optimization of irrigation systems to increase water productivity
Luciano Mateos - (IAS/CSIC - Espanha)

Otimização do uso da água em sistemas de irrigação
Vital Pedro da Silva Paz (UFRB)

Uso de água de qualidade inferior na irrigação
Hans Raj Gheyi (UFCG)


Mesa Redonda: Importância da Fertirrigação
Debatedores: Eugênio Ferreira Coelho (Embrapa mandioca e fruticultura), Potencialidade da fertirrigação nas áreas irrigadas do Brasil
José Maria Pinto (Embrapa semi-árido), Viabilidade dos equipamentos da fertirrigação: desempenho e custos
Adolfo Freud Pinheiro Moura (NETAFIM), Fertirrigação em fruteiras tropicais


DIA 13 DE JUNHO

Cobrança pelo uso da água como instrumento de gestão
José Carlos de Araújo (UFC)

Modelo Computacional Para a Gestão de Recursos Hídricos
Demetrius David da Silva (UFV)

Hydrology of irrigated river basins and impacts of irrigation efficiency
Richard G. Allen (University of Idaho - USA)

Biodiesel e capacitação tecnológica: perspectivas e desafios
Ariosto Holanda (Deputado Federal)

Racionalização do uso da água na agricultura
Antônio Felix Domingues (ANA)


EM CONTATOS E AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO

Dr. Jack Keller

Dr. Marvin Jensen

Dr. James Wright

Tony Morse – Idaho Department of Water Resources

Atualização: Tony Morse confirmou agora (20 minutos depois desta postagem) com o título da palestra: Evapotranspiration maps produced by satellite-based process to manage water rights.

Dr. Donald Slack – University of Arizona

Dr. Nicola Lamadalena – IMI – Bari - Itália


CANCELADOS RECENTEMENTE POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR:

Dr. Ronald Yoder - University of Nebraska

Dr. Rod Smith - University of Southern Queensland - Austrália.

Em breve mais atualizações e para maiores informações acesse o site do WINOTEC

domingo, 4 de maio de 2008

1.328 trabalhos para o CONBEA/ICAE’2008



Davi Aparecido Trevizolli da Comissão organizadora do CONBEA escreveu:

Prezados Colegas:

É com satisfação que anunciamos a recepção de 1.328 trabalhos para o CONBEA/ICAE’2008, sendo 958 contribuições brasileiras e 370 internacionais assim distribuídas: EEUU (63), China (46), Argentina (38), Itália (18); Irã (17); Japão (16); Alemanha (15); Espanha (14); Chile (12); Turquia (11); Canadá (9); Dinamarca (9); Irlanda (9); Finlândia (8); Holanda (8); Portugal (7); Bélgica (6); Romênia (6); Egito (5); França (5); Israel (5); Polônia (5); Hungria (4); Índia (4); Austrália (3); Colômbia (3); Botswana (2); Korea (2); Letônia (2); México (2); New Zelândia (2); Noruega (2); Filipinas (2); Tunísia (2); Grécia (1); Honduras (1); Omã (1); Paquistão (1); Porto Rico (1); África do Sul (1); Sudão (1); Reino Unido (1). Esses trabalhos encontram-se sob avaliação do Comitê Técnico do evento, devendo os aceites serem emitidos em breve a fim de possibilitar aos autores a solicitação de recursos aos órgãos de fomento para participação no CONBEA.

O grande número de trabalhos e a diversidade de origem dos mesmos demonstram a importância do evento e a oportunidade de intercâmbio cultural e científico neste CONBEA, estimulando a participação de todos os autores.

No endereço http://www.acquacon.com.br/icae/pt/index.php é possível verificar as formas de inscrição, bem como ter acesso aos hotéis conveniados ao evento.

Contando com a participação de todos, enviamos cordiais saudações.

Comissão Organizadora

Veiculado do irriga-l

Prorrogação de envio de trabalhos para o WINOTEC



Informamos que em virtude do grande número de e-mails solicitando a prorrogação do prazo de inscrição de trabalhos, a Comissão Organizadora do WINOTEC decidiu prorrogar o prazo para envio destes até 09/05/2008,
IMPRETERIVELMENTE.

Mais uma oportunidade para enviar o seu trabalho. Informações sobre o procedimento de envio acesse aqui WINOTEC

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Relatório de acesso do nosso blog


Com uma semana de lançado (divulgado aos associados) tivemos um número de acessos que consideramos razoáveis para a pouca divulgação realizada.

Foram 349 visitas e 738 páginas visitadas de acordo com as estatísticas da empresa editora do blog.

No Brasil fomos acessados por 36 cidades de todas as regiões do país e a lista das dez mais é a seguinte por ordem de acessos, como também pode ser visto no gráfico do início da página:

1. Piracicaba
2. São Paulo
3. Campinas
4. Fortaleza
5. Três Lagoas
6. Mossoró
7. Cuiabá
8. Recife
9. (Não definidas)
10. Teresina

Observamos que Fortaleza, cidade sede do INOVAGRI, não foi a que mais acessou, ressaltando o caráter integrador de nossa instituição.

Em relação a outros países essa é a lista:

1. Espanha
2. Estados Unidos;
3. Portugal;
4. Peru;
5. Argentina;
6. Itália;
7. Finlândia;
8. Suécia;
9. Equador;
10.Austrália;

Dados coletados em 01 de maio referentes a 30 de abril.

Divulguem este blog para que possamos cada vez mais contribuir com a divulgação científica e com o intercâmbio tecnológico.

Conselheiro do INOVAGRI faz estudo da drenagem do estádio Castelão


Foto da 1ª Reunião do Conselho Consultivo do INOVAGRI com as presenças (da esq. para a direita) Prof. Raimundo Nonato Costa, Prof. José Antônio Frizzone, Prof. Francisco de Souza, Prof. Sílvio Carlos Lima e o mestrando em Irrigação da UFC Marcos Mesquita.



O Prof. Dr. Raimundo Nonato Távora Costa, do Curso de Agronomia da UFC e do Curso de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFC é Mestre pela UFC e doutor pela ESALQ/USP. Juntamente com o Prof. Francisco de Souza (UFC) e o Prof. José Antônio Frizzone (ESALQ/USP) formam o quadro de membros titulares do Conselho Consultivo do INOVAGRI, órgão que dá as diretrizes que a Instituição deve seguir.

Publicou diversos artigos em periódicos e congressos, além de ter orientado muitos alunos do mestrado em irrigação e drenagem da UFC. Já realizou estudos para o DNOCS sobre gestão do uso da água em perímetros irrigados, mas sua especialidade é Drenagem Agrícola, tendo realizados diversos trabalhos nesta área.

Recentemente foi chamado para resolver o problema de drenagem do Castelão, um dos maiores estádios de futebol do Brasil e que fica em Fortaleza-CE. Devido as fortes chuvas que caíram em Fortaleza, o problema de drenagem foi identificado e o Estado do Ceará recorreu a um dos melhores profisisonais do país no assunto.

O Prof. Nonato, apresentou o relatório nesta semana e detectou vários problemas no solo do Castelão, os quais para serem resolvidos necessitarão de 8 a 10 meses de interdição. Ele fez uma contextualização sobre o tema, antes de emitir o seu diagnóstico sobre o gramado.

Primeiramente fez comentários sobre subsistemas de drenagem, que são: drenagem superficial; drenagem subterrânea; drenagem natural do solo. A drenagem superficial é retirar o excesso de água da superfície. Neste item, o declive das laterais do campo, em 0,2% limitam o escoamento superficial da água. Para o lado das traves, o declive é de 0,4% que é o mínimo exigido.

A drenagem subterrânea encontrou desequilíbrio entre o espaçamento dos drenos e diferença no diâmetro. A cada 11 metros há um dreno, com duas extremidades, de 150 e 200 milímetros, quando o melhor para o escoamento da água seria o espaçamento de apenas 5 metros e a espessura de 65mm.

Todo o material colocado na reforma de 2002 na drenagem do estádio foi considerado de boa qualidade, mas não se levou em conta a drenagem natural do solo, segundo o laudo. Encontrou-se uma argila quase impermeável debaixo do solo, que impede a água de escoar. E os drenos estão abaixo da argila, praticamente impedindo a passagem da água. ( Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Obs: Informação posteriormente enviada ao Blog pelo Prof. Nonato:

Participaram deste trabalho também os seguintes profissionais:

- Almiro Tavares Medeiros – Dr. Irrigação e Drenagem

- Danielle Ferreira de Araújo – Ms. Irrigação e Drenagem

- Márcio Davy Silva Santos – Graduando em Agronomia, UFC.


Mais notícias sobre este assunto:

http://www.esporte.ce.gov.br/noticias/castelao1.html