sábado, 28 de março de 2009

RESULTADO DA PRIMEIRA FASE DA SELEÇÃO DE ATER DO CONVÊNIO CENTREDE - MAGNA


A Magna Engenharia e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE, empresas consorciadas para a realização de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Perímetros Irrigados sob a competência administrativa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) divulgam o resultado da primeira fase pode ser visto AQUI

domingo, 22 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria celebrado o Dia Mundial da Água. Tal decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21 no qual se define que o objetivo geral é assegurar que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta, ao mesmo tempo em que se preserve as funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas.

Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a se dedicar à data, a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país.

Dia Nacional da Água
No Brasil a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano, simultaneamente à data mundial.

Agenda anual
O Dia Mundial da Água (22/3) coloca em pauta, todos os anos, uma discussão diferente. Veja abaixo o que já foi tratado mundialmente:

2008 - Saneamento
2007 - Escassez de água
2006 - Água e Cultura
2005 - Água para a Vida (2005-2015)
2004 - A Água e os Desastres
2003 - Água para o Futuro
2002 - Água para o Desenvolvimento
2001 - Água para a Saúde
2000 - Água para o Século XXI
1999 - Todos vivem rio abaixo
1998 - Água subterrânea: o recurso invisível
1997 - Águas do Mundo: há suficiente?
1996 - Água para cidades sedentas
1995 - Mulheres e Água
1994 - Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um


5º Fórum Mundial da Água
Além das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, de 16 a 22 de março em Istambul, na Turquia, haverá o 5º Fórum Mundial da Água, que reunirá representantes de mais de 150 países em torno de um tema comum: "Superando Divisores de Água" - o tema foi proposto para que a água seja tratada como um assunto independente dos limites geográficos, culturais e socioeconômicos.

Mais informações sobre o 5º Fórum Mundial da Água estão disponíveis AQUI

Extraído do hotsite Águas de Março 2009 da ANA que pode ser visto AQUI

segunda-feira, 9 de março de 2009

NOVOS CONCEITOS QUALIS DA CAPES


Após classificação pela maior parte das áreas do conhecimento, o Qualis, sistema de avaliação de periódicos da Capes, segue agora uma nova escala de análise. O anúncio foi feito durante a 107° reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizada entre os dias 3 e 5 de março em Brasília.

A nova estratificação transforma a antiga classificação baseada no cruzamento de dados sobre a circulação do periódico (local, nacional e internacional) e sua nota (A, B, C, em ordem decrescente) em uma única, que funde os dois parâmetros. Desta forma, as antigas nove notas foram substituídas por uma escala de oito estratos (A1, A2, B1 a B5 e C). O estrato C tem peso zero.

Fizemos uma rápida pesquisa (somente na área Ciências Agrárias) para identificar as Revistas que publicam artigos sobre irrigação e recursos hídricos e apresentamos o resultado abaixo, ordenados por conceito e ordem alfabética. Ressaltamos que os estratos estão apresentados pela CAPES relativo ao ano de 2007.

Observem também que iniciamos com o Estrato A2, pois nesta nova classificação da CAPES, os periódicos com conceito A1 ficaram apenas para revistas como: Nature (London), Science, Soil Science Society of America Journal, Water Resources Research, Water Research (Oxford), Transactions of the ASAE (para a área de Engenharia I) e outras.

ESTRATO A2
Agricultural Water Management
Biosystems Engineering
Irrigation Science
Journal of Irrigation and Drainage Engineering (ASCE)
Transactions of the ASAE
Water Science and Technology

ESTRATO B1
Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online)
Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online)
Scientia Agrícola

ESTRATO B2
Ciência e Agrotecnologia (UFLA)
Ciência Rural
Engenharia Agrícola
Journal of Agricultural Engineering Research
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Revista Ciência Agronômica
Horticultura Brasileira
Revista Brasileira de Fruticultura

ESTRATO B3
Irriga (UNESP Botucatu)
Revista Ciência Agronômica (UFC. Online)

ESTRATO B4
Agrária (Recife. Online)
Revista Brasileira de Recursos Hídricos

ESTRATO B5
Engenharia na Agricultura
Revista Brasileira de Agricultura Irrigada
Revista Brasileira de Agrometeorologia
Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas

Mais informações podem ser obtidas AQUI

quinta-feira, 5 de março de 2009

PROCESSO SELETIVO DE ATER - PERÍMETROS IRRIGADOS


A Magna Engenharia e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE, empresas consorciadas para a realização de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Perímetros Irrigados sob a competência administrativa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) vem comunicar ao público a realização de seleção de pessoal para atuar na execução de serviços contratados.
 A seleção será para o preenchimento dos seguintes cargos: Engenheiro Agrônomo – Coordenador escritório de campo, Gerente Operação e Manutenção de Perímetro, Engenheiro Agrônomo, Técnico em Organização de Produtores, Zootecnista, Técnico de Administração de Perímetro – nível superior, Técnico Agrícola/ Agropecuário, Técnico de nível médio – Operação e Manutenção em Perímetro Irrigado.
 Os candidatos aprovados no processo seletivo serão lotados nos Perímetros Irrigados da imagem abaixo:


Mais informações em http://www.cetrede.com.br/